Alt Idiomas

3 Principais Riscos de âmbito pedagógico no Ensino Bilíngue

– O meu concorrente virou bilíngue. E agora?
– Nossos alunos estão saindo. Vamos fazer um programa mais forte que o deles.

Se o seu colégio ainda não passou por isso, contamos com a sua imaginação. Não é uma decisão fácil.

Entendemos que o mercado exige movimentação e adaptação. Por mais incrível que passa parecer para alguns brasileiros, o Brasil é ávido e ágil em adotar novidades do mercado. Mas o problema pode aparecer em virtude da pressa e ansiedade para escolher e sair na frente da concorrência.

Além da importância de se ter uma missão bem definida, é preciso ter bom senso no planejamento. Dominar as diferentes técnicas que permitem a adoção de abordagens na medida certa e agregar real valor à educação.

Entenda os 3 riscos de âmbito pedagógico que destacamos no atual cenário:

 

1) Errar na medida

O concorrido mercado das escolas privadas somado à crise econômica do país tem resultado em uma busca por diferenciais atrativos que incluem exageros desnecessários.
Alunos, desde a primeira infância, passam horas em programas que demandam atenção e atividade guiada. Programas extensos demais tomam tempo, espaço e energia necessários para o desenvolvimento de habilidades tão importantes quanto o segundo idioma. Um programa ideal deve respeitar as demais matérias e o próprio tempo do aluno.

 

2) Acreditar que currículo internacional é sempre melhor que o brasileiro

A crença que currículos internacionais são melhores que o brasileiro é muito comum, infelizmente. A base nacional comum curricular (BNCC), é orientada por princípios éticos, políticos e estéticos. Os conteúdos e propostas pedagógicas visam a formação integral de cidadãos brasileiros que permitem a evolução de nossa sociedade cada vez mais justa, democrática e inclusiva. Ao abandonar esta proposta, os colégios podem estar formando cidadãos preparados para os desafios que outro país oferece, obrigando-o a se adaptar para concorrer com seus próprios conterrâneos aqui em nosso território.
Quantos pais afirmam com absoluta certeza que o seu filho vai escolher a vida fora do Brasil? Quem pode garantir que estarão mesmo preparados para concorrer de verdade com o estrangeiro em seu próprio país?

 

3) Adotar abordagem CLIL com conteúdo excessivo

A abordagem CLIL vem sendo utilizada há muitos anos e já identificamos e corrigimos alguns exageros. Se você não está familiarizado com este conceito, leia mais neste artigo: Abordagem CLIL
Colégios que adotam o ensino de disciplinas em outro idioma sempre lidam com a dúvida no momento que percebem falhas:
Os alunos foram muito mal em ciências porque a matéria é difícil mesmo ou em função da dificuldade em entender o idioma do professor?
A aulas não são mais tão atrativas para os alunos. Será que não é o idioma?

Todos os Programas da Alt Idiomas são desenvolvidos com a missão de contribuir com a formação humana integral da melhor forma possível.
À Alt Idiomas cabe a parte que amamos muito: transformar nossos alunos em cidadãos bilíngues.

Deixar um comentário