Alt Idiomas

Aspectos Culturais na Alt Idiomas

Brasil: uma diversidade de ingredientes formam uma cultura

O Brasil é um país com uma cultura caracterizada pela mistura de fatores tais como idiomas (europeus, nativos da América pré-colonial, africanos, asiáticos etc.), culinárias diversas, religiões, estilos musicais e até mesmo nosso modo de encarar a vida.
 

Características mais peculiares que possuem um maior número de adeptos

Apesar de tanta diversidade, podemos encontrar arroz e feijão nos cardápios de restaurantes ao longo de todo território, bem como lojas e escolas fechadas durante os jogos da seleção na copa do mundo de futebol. Este tipo de característica de nossa cultura é algo que provavelmente seria mencionado ou até “vivenciado” de alguma forma pelos alunos estrangeiros.
 

O que um aluno estrangeiro “estudaria” a respeito da cultura brasileira

Em uma aula sobre o carnaval, aprenderiam sobre as características de algumas regiões onde as pessoas desfilam em escolas de samba na avenida, enquanto em outras há blocos de foliões ou bonecos gigantes representando personalidades. Mas não afirmarmos que todos os brasileiros celebram o carnaval desta forma, assim como ninguém se atreveria a dizer que todos que estão na praia celebrando o réveillon pulam sete ondas para dar sorte no ano novo.
 

Como abordamos os aspectos culturais estrangeiros

A Alt Idiomas insere atividades onde os alunos possam vivenciar algumas das características das culturas européias e norte-americanas, tais como festividades, datas comemorativas ou até mesmo um “chá da tarde”. Respeitamos os colégios que não abordam temas com qualquer menção a religião tais como Saint Patrick’s day ou principalmente o Halloween. Temos um artigo dedicado à este evento, particularmente (o que significa para a Alt Idiomas).
 

Quais são as vantagens, ou em outras palavras, para quê?

No Programa Bilíngue ou no instituto, o objetivo é expandir o conhecimento e formar cidadãos mais tolerantes. Tais experiências permitem a percepção de pessoas que pertencem à uma cultura diferente, falando um idioma diferente, com hábitos alimentares diferentes dos alunos. Entendemos que além de ampliar o leque de opções, ainda que o aluno jamais goste do chá com leite, por exemplo, essa compreensão contribui para um convívio social. Mais tolerância em uma sociedade cada vez mais globalizada.
 
  

Deixar um comentário