Alt Idiomas

Gírias (Slang) – Devo usar?

E aí, mano? tá ligado que tá sinistro, meu ó. O pico tá craudiado.

A gíria é uma forma de expressão cotidiana que surge geralmente a partir um determinado grupo, em um local específico, na maioria das vezes entre os mais jovens. Além que transmitir a mensagem para quem a entende, a gíria traz um aspecto de informalidade e está relacionada ao sentimento de ser diferente, moderno e estar “antenado” no que “está rolando”.

 

Em alguns casos, ao ser compreendida e utilizada com mais frequência por mais pessoas da sociedade, a gíria pode tomar proporções maiores e passar a ser reconhecida e fazer parte do cotidiano de toda uma nação. Na ALT Idiomas, praticamos as gírias mais comuns e até incentivamos o seu uso em algumas ocasiões.

Apesar de ser divertida, a gíria deve ser usada com moderação, uma vez que ao falar com um nativo, ela pode ser entendida como uma sátira à sua origem.

Imagine, por exemplo, um paulista imitando um carioca no Rio de Janeiro ou vice-versa. Vai soar como se estivesse “tirando um sarro da minha cara”. Portanto, divirta-se com as gírias, mas se a “parada” for mais formal, “pegue leve, bro”.

Deixar um comentário