Alt Idiomas

Programa Bilíngue, Escola Bilíngue e Escola International. Quais são as diferenças?

Essa escola é bilíngue ou não? Se você já teve esta dúvida, preparamos um artigo com o objetivo de responder esta e outras no mesmo âmbito sem muito termo técnico. Acompanhe a gente aqui:

 

 

O que está na lei

 

O ensino fundamental regular deve ser ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e, analogamente, Libras para deficientes auditivos. Determinação pela Constituição Brasileira vigente.  Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi instituída na Educação Infantil e Ensino Fundamental e em 2018, o Ensino Médio. Priorizou-se a língua inglesa como única língua estrangeira obrigatória na área de Linguagens nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

Com base em nossa experiência na área de educação e ensino de idiomas e no próprio parecer do MEC de 2020, buscamos elucidar alguns dos mais importantes conceitos:

 

 

Bilinguismo

 

O bilinguismo deve implicar a presença de duas línguas no mesmo falante, sendo que o nível de proficiência pode ou não ser igual em ambas. É o modo como as línguas são usadas que conjugam um papel significativo na vida do falante. A classificação abaixo facilita a compreensão:

Bilinguismo sucessivo: a língua adicional é aprendida posteriormente à primeira língua; 

Bilinguismo simultâneo: ambas são aprendidas simultaneamente, a exemplo de quando os pais falam línguas diferentes. 

Bilinguismo equilibrado: no qual há balanceamento no desenvolvimento das línguas;

Bilinguismo dominante: no qual uma predomina sobre a outra. Esse último processo ocorre em comunidades indígenas, quando a língua adicional, língua portuguesa, solapa a primeira língua.

Bilinguismo aditivo: quando ambas são igualmente valorizadas.

Bilinguismo subtrativo: quando somente uma é valorizada.

Definir o que é exatamente uma escola bilíngue é uma dificuldade encontrada em países europeus e no resto do mundo pois são muitas as variáveis.

 

 

Escola Bilíngue

Entendemos que em uma escola bilíngue, os contratos, o atendimento da secretaria, a equipe toda deveria ser capaz de atender crianças e pais em qualquer um dos idiomas. A escola toda deveria estar preparada para ensinar e se comunicar em ambos idiomas.

 

Escola Internacional

São escolas que seguem o currículo do país de origem, isto é, não seguem o currículo educacional brasileiro. São escolas como as canadenses, americanas ou japonesas, por exemplo, situadas no Brasil que têm por principal objetivo formar pessoas em outro sistema. Geralmente todas as aulas e funcionários falam no idioma original. Ou pelo menos deveriam. Quando matriculamos nossos filhos em uma escola canadense para poder falar inglês o tempo todo, há que se considerar o projeto de vida. Se for formar adultos para viver, estudar na USP, por exemplo, ou concorrer a vagas de emprego no Brasil, será preciso garantir que os alunos tenham condições de concorrer com alunos brasileiros e obviamente, tenham um bom nível de português e redação. Sabemos que não é fácil, né?

 

Programa Bilíngue

Em um programa bilíngue o aluno tem a carga horária de inglês estendida, garantindo que as outras disciplinas sejam trabalhadas na quantidade adequada, equilibrada e aditiva. Bilíngues em português e em inglês na medida certa. Sem atrapalhar o desenvolvimento das demais matérias. 

Levantamos aqui as principais vantagens do Programa Bilíngue:

 

 

5 vantagens de um Programa Bilíngue para escolas ALT Idiomas

1 – Conveniência de ter o idioma inglês nas 4 habilidades dentro da grade curricular da escola.

Os alunos do Programa Bilíngue desenvolvem o mesmo resultado que temos em um instituto de idiomas, de uma forma ‘vitaminada’. São nossas abordagens interdisciplinares (conteúdos de outras matérias apresentados em forma de atividades), tudo dentro da grade escolar.

Uma conveniência que podemos oferecer a esta geração de crianças.

 

2 – Vantagem econômica

O valor final para os pais com uma equipe especializada no assunto pode chegar a 25% do valor de um curso de idiomas de um instituto. Além dessa vantagem, há ainda o deslocamento e a administração de horários extra-curriculares.

 

3 – Diplomas com reconhecimento internacional

Uma escola com o Programa Bilíngue da Alt pode aplicar provas de certificação internacional, como o TOEFL ou Cambridge. Diplomas que abrem oportunidades em universidades internacionais e no futuro mercado de trabalho.

 

4 – Material Adaptado para Inclusão

Uma escola com programa bilíngue Alt Idiomas conta com as adaptações que nossa equipe desenvolve para atender as necessidades de nossos queridos alunos do programa de inclusão.

 

5 – Equipe de Especialistas: profissionais experientes do ensino de inglês

Os alunos de uma escola com Programa Bilíngue Alt Idiomas contam com uma equipe especializada no assunto. Teachers que sabem administrar o conteúdo, adaptar, corrigir, ensinar e se divertir com os alunos. Além da aula, os alunos contam com uma equipe de suporte pedagógico para reforço e recursos capazes de oferecer os mais diversos métodos de contato com o idioma. 

 

Uma equipe de frente munida das ferramentas mais contemporâneas e outra equipe de back-up, pronta para dar o suporte que seu aluno precisa.

 

Além disso, o aprendizado do inglês junto ao processo de desenvolvimento do seu filho fará toda a diferença na fluência do idioma e no futuro adulto, desenvolvendo inteligência e trabalhando habilidades que preservam a mente até a terceira idade.

 

Se tiver alguma dúvida, contate a Alt diretamente.

Increva-se em nossa Newsletter