O artigo destaca algumas técnicas. Além de assistir às aulas com foco comunicativo, veja como deixar a mente no “modo ativo” no idioma:
1) Gravar-se e ouvir mais tarde. Grave uma conversa ou até mesmo ler um parágrafo em voz alta (melhora a pronúncia pois permite principalmente a auto-correção, funcionando como “um espelho para se pentear”);
2) Cochilar após o estudo. Dormir após as aulas ou ter algum contato com o idioma antes de se deitar, tal como uma leitura ou seriado com áudio original (o sono realmente ajuda nosso cérebro consolidar o conteúdo que aprendemos) – como um sonho, não é?
3) Passar um tempo, mesmo que curto, em um país onde o idioma é falado (melhor ainda se você for quando tiver pelo menos se comunicando razoavelmente pois vai poder interagir muito mais);
4) Som de fundo (séries e filmes com áudio original, música em inglês, canais em inglês) – aquela história de deixar um filme rodando enquanto está arrumando o quarto, sabe? Faz diferença.
5) Repetição é chave para fixação quando repetimos na pronúncia correta e principalmente para o entendimento, quando a frase ou a palavra é acompanhada de um contexto.