Alt Idiomas

Top 10 dicas para desenvolver vocabulário em inglês através de música!

Quem não gosta de música? Aqui na Alt Idiomas, valorizamos e reconhecemos a importância da música internacional como um excelente recurso para enriquecer o vocabulário em Inglês.

Mas, claro, não só isso: acreditamos que a música tem o potencial de nos introduzir em uma cultura estrangeira, pois diz e carrega muito dela em seus estilos. 

Reunimos, então, um guia bem completo de sites e apps para você praticar inglês e aumentar o vocabulário de um jeito simples, divertido e eficaz.

Veja abaixo o nosso Top 10 de indicações:

 

1. Lyrics training 

Permite que você ouça a música e treine seu entendimento da letra. É bem simples. Você ouve a canção e pode escolher a palavra que falta para completar a letra com uma das alternativas oferecidas. 

Se acertar, passa para o próximo trecho da música, se errar, retorna do mesmo ponto de onde errou. Uso gratuito.

 

2. Vagalume

Um site com recursos bem conhecidos e links do YouTube para as músicas e letras das músicas. Há opções de tradução, o que pode ajudar quando comparamos as palavras, mas nossa sugestão é sempre entender direto, sem traduzir. Você encontra ‘estações’ FM, listas, rankings e notícias. Se você tocar algum instrumento, o site oferece até a cifra. Espetacular. Acesso gratuito.

 

3. Letras.mus

Uma opção ao Vagalume com os mesmos recursos de letras, tradução, links diretos para videos e tudo mais. O Letras.mus tem interatividade direta com o Cifra Club, e oferece as cifras da música se você souber e gostar de tocar. Maravilhoso. Acesso gratuito.

 

4. Shazam (app) 

Este é aquela já famoso aplicativo que identifica as músicas que você estiver ouvindo no rádio ou no vizinho. E faz isso em poucos segundos, se a sua conexão estiver boa.

Como assim? Bem, sabe quando você está em um ambiente, ouviu um som ‘muito top’ e queria saber qual era o nome dele para ouvir depois? É exatamente o que o Shazam vai te ajudar a fazer. Ele ainda te direciona para o Spotify e outros apps para que você possa guardar o que procurou. O aplicativo é gratuito.

 

5. Soundhound (app) 

Assim como o Shazam, este app identifica músicas de modo simples e rápido. Mesma funcionalidade. Adoramos a função ‘landscape’ – paisagem, deste aplicativo enquanto estiver ouvindo a música. Ele funciona como um ‘teleprompter’, para acompanhar a letra no ritmo da música. Teste os dois e fique com o que você mais gostar e se adaptar. O aplicativo é gratuito.

 

6. Spotify 

Spotify está entre uma das plataformas de streaming de música mais utilizadas junto do Deezer aqui no Brasil. Permite formar as playlists do seu gosto e conta com a letra da música, que você pode acompanhar enquanto ouve. Versão gratuita e paga;

 

7. Deezer

Deezer é um aplicativo de streaming que permite aos usuários escutar suas músicas preferidas, fazer playlists, reunir suas músicas e organizar de forma inteligente, apresentando estilos que compatíveis com seus gostos musicais. Numa dessas você pode conhecer o trabalho de artistas diferentes – a funcionalidade também existe no Spotify. É possível conferir a letra da música através da plataforma. Versão gratuita e paga.

 

8. Youtube 

O Youtube é um universo à parte a ser explorado e a segunda plataforma de pesquisas no mundo, só perde para o próprio Google. Nele você encontra desde karaokê, vídeos de músicas com letras até clipes. Essa plataforma, se bem usada, pode (e muito!) ajudar a praticar o idioma e a aprender palavras novas. Versão Grátis e uma opção paga para música.

 

9. Songfacts  

Este site é ótimo para procurar os significados das letras. Traz informações registradas pelos usuários que permitem compreender o contexto, histórias e fatos por trás das músicas. Dados de curiosidades que podem fazer a diferença na compreensão mais ampla das letras. Espetacular para evitar que alguém cante uma música de funeral em um casamento, sabe?

 

10. Karaokê online 

Solte a sua voz em inglês! Uma ótima forma de praticar pronúncia e se acostumar com o novo vocabulário é através do Karaokê online. Afinal, depois de ouvir tanto as músicas, quem não quer se arriscar a cantar?

Para isso, temos o site TV Karaokê – que mostra diversas opções – e o próprio YouTube – que também é repleto de versões de Karaokê. 

 

Aproveite bem as dicas 😉

Persistência, constância e diversão….  Have fun!


Veja também:
4 Dicas para aumentar o vocabulário em inglês através da leitura
Música: diferencial Alt Idiomas

 

Nossa experiência com música na ALT:
Musical Breaks – Don’t Look Back In Anger – Oasis
Musical Breaks – Rocking!

 

Deixar um comentário