Alt Idiomas

4 dicas para interpretação de texto em inglês na prova do Enem

Você começa a prova do Enem e logo se depara com questões de interpretação de texto (geralmente longas) e o tempo é curto.

 

Saiba que existe solução para isso. Separamos dicas bem práticas que treinamos com nossos queridos alunos nos exames internacionais.

Pratique e veja como elas são úteis. 😉 

 

Let’s rock it now! Here you go!

 

# 1 – Encontre a ideia central do texto (skim reading)

A interpretação é uma das habilidades mais difíceis no estudo de idiomas. Até mesmo no português. E é ponto forte do inglês para o Enem. 

Por isso é preciso atenção e poupar tempo. 

Procure entender a ideia central de cada texto antes mesmo de ler detalhadamente. Se o seu nível não for muito avançado, não se preocupe em traduzir palavras que não conhece. Tente captar esta ideia pelo contexto geral mesmo.

Dê uma olhada geral, ainda sem ler o texto detalhadamente, para entender do que se trata. Esteja atento ao título, subtítulo e se há imagens. Só de ‘bater o olho’ nestes ítens, já dá para ter uma boa ideia do assunto que o texto está abordando.

Ao ler as primeiras orações dos parágrafos, você poderá extrair delas o tópico principal daquilo que o parágrafo vai desenvolver. 

 

#2 – Leia as questões – para saber o que será perguntado.

Além de facilitar a compreensão do que será pedido, essa tática vai dar mais foco quando você encontrar o assunto sendo abordado no texto. As chances de acertar são maiores.

 

# 3 – Procure as respostas no texto e escolha entre as possíveis respostas (não é a resposta definitiva ainda!) – Scan reading.

Essa tática facilita a identificação. Se for algo relacionado a preço, procure algum símbolo como $. Se for relacionado a algum nome, vai encontrar rapidamente a parte que o texto trata daquela pessoa. Grife se achar necessário. Escolha entre as respostas mais prováveis.

 

# 4 – Leia com atenção para conferir se as respostas estão certas.

Agora é a hora de ‘tirar a prova’. Leia o texto com atenção e confira se as respostas que escolheu são realmente as corretas. 😉

 

Veja também:

>>Conheça 7 universidades internacionais que aceitam a nota do Enem

>> 6 dicas de como se preparar para o inglês no Enem

 

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Guia da Carreira.

 

Deixar um comentário