Alt Idiomas

Dia Internacional da Paz 2022: “Acabar com o racismo. Construir a paz”

Anualmente celebra-se o Dia Internacional da Paz em 21 de setembro. A data, estabelecida pela Assembleia Geral da ONU, serve para fortalecer os ideais de paz por meio de 24 horas de não-violência e cessar-fogo.

 

Desde 2021, o Instituto Alt Idiomas e o Programa Bilíngue Alt Idiomas têm se empenhado para comunicar a construção da paz às novas gerações através de projetos ligados ao ensino da língua inglesa. Habilitando os alunos a se comunicarem, pensarem e argumentarem em outro idioma abordando temas importantes da sociedade. 

 

Neste ano, 2022, a Alt Idiomas está trabalhando novamente com todos os alunos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. O tema central do International Day of Peace será sobre racismo, a conscientização do mesmo e como combatê-lo. 

 

De acordo com a ONU, “é necessário criar um mundo no qual as pessoas sejam tratadas com equidade, independentemente de sua raça”.

 

“O racismo continua a envenenar instituições, estruturas sociais e a vida diária em cada sociedade. Ele continua a ser o motor de uma desigualdade persistente, e segue negando às pessoas os seus direitos humanos  fundamentais. O racismo desestabiliza sociedades, mina democracias, corrói a legitimidade de governos, e… a relação entre racismo e a desigualdade de gênero é clara”, afirma o Secretário Geral, António Guterres.

 

A Organização das Nações Unidas ainda enfatiza que todos possuem um papel a desempenhar na promoção da paz, afirmando que lidar com o racismo é parte importante nisso, de modo a desmantelar as estruturas que tornam o racismo arraigado em nosso meio.

 

Uma das formas de participação assumidas pela Alt Idiomas é a promoção da cultura anti-racismo por meio da educação.

 

“Um mundo onde a compaixão e a empatia superam a suspeita e o ódio. Um mundo do qual nós realmente possamos nos orgulhar”, ONU. 

 

Veja também este vídeo da Unesco sobre racismo. Uma questão mais atual do que pensamos. #FightRacism: 

 

Increva-se em nossa Newsletter