Alt Idiomas

Educação Inclusiva no Programa Baltimore Education

‘Aponte a câmera do seu smartphone para o QR Code, baixe o app pela loja de aplicativos e confirme o código que receberá por SMS.’ Poucos anos atrás essa frase seria ininteligível. E será motivo de chacota quando for lembrada em um futuro não tão distante. 

 

A geração Z não ri das piadas que contávamos nos anos 2000. Ana Fontes, referência mundial em empreendedorismo feminino e ex-aluna da Alt (que orgulho!), uma vez publicou uma frase que temos usado como referência: ‘É a sociedade que anda muito mimimi ou foi você que parou no tempo?’.



Educação não pode ficar para trás

A educação precisa acompanhar esta evolução. Uma das bandeiras mais importantes e óbvias é a educação inclusiva. Conviver com pessoas diferentes nos chama a atenção para alguns dos valores humanos com clara importância pela própria preservação de nossa espécie: a empatia, a tolerância e a solidariedade. Mas na sala de aula a prática tem dado uma surra na teoria. Nossas técnicas de ensino evoluíram pois nos vimos forçados a adaptar materiais manualmente para atender esta demanda tão básica e que ainda soa como ‘nobre’ de nossa parte.

 

A equipe Baltimore Education desenvolveu, com base em teoria científica e experiência, soluções simplificadas e portanto mais facilmente adaptáveis para atender uma gama maior de perfil de alunos. As coleções Magic Tree e Kids Rock contam com uma versão inclusiva, tratada tanto no âmbito do material do aluno quanto em nossos treinamentos e acompanhamentos.


Mais tolerância e diversidade

Um outro efeito colateral das mudanças na sociedade que temos nos deparado são as insurgentes manifestações de retrocesso incrustadas no dna de uma parte da sociedade. O ódio e a intolerância ainda geram mais engajamento nas redes sociais. Mas felizmente, seguimos encorajados em fazer parte da formação de gerações mais capazes de conviver em paz com nossas próprias diferenças. Para uma sociedade mais justa, o caminho é este. 

 

 

O Inclusive Program na Baltimore Education

Como resposta para essa necessidade, a Baltimore Education | ALT Idiomas desenvolveu um programa de inclusão para o programa bilíngue em nossas Escolas Parceiras. 

 

Daniela Pielli, psicopedagoga responsável pelo desenvolvimento do Inclusive Program, afirma que se trata de uma estratégia baseada na real inclusão dos alunos com deficiência ao programa bilíngue através de material simplificado, treinamento da equipe e adaptação da abordagem para a realidade da sala de aula e de cada aluno.

 

Teachers recebem treinamento específico e orientação para acompanhar o desenvolvimento das crianças com as mais diversas deficiências, sejam elas intelectuais, físicas, auditivas, visuais e múltiplas, transtorno do espectro autista e altas habilidades. Oferecemos ao professor recursos práticos para garantir que todos estejam envolvidos na proposta pedagógica das aulas de inglês no Programa Bilingue.

 

“De uma forma geral, a escola busca incentivar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos, discriminação ou exclusão. Portanto, é necessário que os educadores ofereçam atividades colaborativas que desenvolvam a noção de respeito ao próximo e a compreensão de que todos têm o mesmo valor e importância. Educação é um direito de todos os alunos, e um dever da sociedade”.

Increva-se em nossa Newsletter