Alt Idiomas

Inglês e o Mercado de Trabalho em 2021: um requisito importante de seleção

Inglês em alto nível é uma prioridade para você? Se ainda acha que ele é supérfluo, reavalie as ameaças e oportunidades que podem estar batendo em sua porta.

 

Uma pesquisa de 2019, da empresa de Rh Robert Half, afirma que mesmo as vagas para estagiário e analista pedem o Inglês como requisito para tarefas cotidianas. Especialmente em empresas que mantêm relacionamento com outros países.

 

A situação não se modificou com a pandemia. Ou seja, falar inglês não é apenas para altas posições nas empresas, mas também garante o início de sua carreira. 92% das pessoas que desempenham funções como estas falam Inglês em nível avançado. Algumas falam fluentemente.

 

Histórias de talentos que se sobressaíram

Aqui na Alt Idiomas, alunos formados conquistaram posições de Gerência ou Gestão com dedicação e talento em suas áreas, somados a um ótimo nível de inglês.

É o caso de Sérgio Santos, Gerente de Programas Automotivos na Magna International. Ele explica: “o Inglês é muito importante para essa área profissional. Minha recomendação sobre idiomas é que façam inglês e espanhol. Há a necessidade de reuniões e comunicação em geral em língua estrangeira, além de apresentações. Já perdi oportunidades antes, quando não possuía essa habilidade.”

 

Aline Camilo, Gerente de Compras na Renault-Nissan-Mitsubishi, afirma: “Na área que atuo, compras produtivas, o inglês é mandatório. E vejo esse segmento no futuro migrando parcialmente para sistemas. Participo de reuniões e faço apresentações em inglês, além de me comunicar por e-mail, aplicativos e videoconferências.

 

Profissões que estarão em alta em 2021

Segundo pesquisa do LinkedIn, divulgada em Fevereiro, há uma lista de profissões que prometem ter grande demanda neste ano. 

 

São muitas, mas os links para a lista completa ficarão no final deste post. 

 

Separamos agora algumas áreas que geralmente pedem Inglês e estão em alta.

 

1 – Medicina

 

Profissionais com especialização terão muitas oportunidades.

Cargos:  Enfermeiros de terapia intensiva, saúde pública e pronto-socorro; Clínico geral; Fisioterapeuta; Farmacêutico; Médico; Especialista clínico.

 

O inglês aqui não é requisito básico, porém ele é bem relevante para os estudos e para a carreira, especialmente quando é preciso se atualizar no ramo científico, quando se participa de Congressos Internacionais, na leitura de publicações da área médica, na prova de Residência e, ainda, para estudar ou trabalhar fora do país.

 

2 – Tecnologia

Cargos: Engenheiro de software; Desenvolvedor de backend; Desenvolvedor de jogos;  Desenvolvedor de front end; Consultor de design de produto; Designer de interface do usuário; Desenvolvedor de web; Analista de segurança cibernética.

 

Nesse segmento, a sintaxe e a documentação das linguagens de programação estão 100% em inglês. 


3 – Especialistas em Marketing Digital

Cargos: Gerente de mídias sociais; Especialista em estratégias de posicionamento; Consultor de marketing digital; Produtor de conteúdo; Redator para experiência do usuário.

 

No Marketing Digital, a língua inglesa também tem alta participação. Textos e termos em inglês são muito comuns no cotidiano. Além disso, boa parte dos melhores materiais para estudo também está em inglês. 

 

E ainda: como esquecer que as novidades que são lançadas no exterior? Lá está o inglês marcando sua presença novamente. É bom estar preparado. 

 

4 – Especialistas em E-Commerce


Cargos
: Diretor de cadeia de suprimentos; Técnico em logística; Analista de estoque; Operário de estoque; Gerente de e-commerce; Analista de e-commerce.

 

Quer expandir os negócios? O inglês aqui não serve só para comunicação na empresa e com clientes, mas, claro, também para obter mais informações, estudar etc.

 


5 -Vendas e desenvolvimento de negócios

Cargos: Especialista em vendas; Gerente de vendas; Assistente operacional de vendas.

 

Para citar alguns exemplos, o inglês é um dos idiomas mais comuns no comércio internacional, também nos negócios, etc. Não fica difícil imaginar o quanto saber se comunicar bem é indispensável.

 


O recado final é sempre se manter atualizado da própria profissão e também das exigências que cada uma delas traz consigo. 

 

Por isso, siga estudando porque nunca é demais. 

 

E, como prometido, veja a Matéria com a lista de profissões completa aqui.

Verifique também o PDF do LinkedIn: as profissões emergentes de 2020.

 

 

Veja mais:

>>Você sabe qual é o seu nível de Inglês?
>>Como conseguir bolsa de estudos de Inglês na Alt Idiomas?

 

Referências:
LinkedIn, UOL, InfoMoney, Robert Half

Increva-se em nossa Newsletter