Alt Idiomas

Qual seu estilo de administração de projetos?

O modo como planejamos e executamos os projetos na empresa reflete a personalidade e a cultura da gestão do colégio

 

 

O que é um projeto

O conceito de projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, são atividades ou empreendimentos que têm início e fim programados, devendo resultar em um serviço ou produto final (conceituação sob a ótica da administração). Em outras palavras, projeto é uma forma de identificarmos um conjunto de tarefas que têm por objetivo desenvolver um resultado em forma de um serviço ou um produto. Em colégios, temos projetos mais identificáveis tais como uma feira cultural que envolve desde os trabalhos em sala de aula ao planejamento de estacionamento para a visita dos pais em um período extraclasse. Pode envolver departamentos financeiro e comercial, com suas respectivas metas, até uma nova proposta pedagógica em sala de aula, ou a implementação de um programa bilíngue etc.

 

 

Formas mais comuns de planejamento de projetos em colégios

Empresas japonesas são famosas por sua ‘obsessão’ por planejamento. Discutem o máximo possível os detalhes do projeto, para que consigam encontrar a melhor forma de executá-lo antes de ‘botar a mão na massa’.

Alguns exemplos de modelo de gestão desenvolvidos pelos japoneses são o Kaizen, planejamento de melhoria contínua (planejar, executar, checar e agir), ou o Kanban, desenvolvido pela Toyota, um método de planejamento de estoque, processo, etc.

 

 

Planejamento antes da execução. Ponto final.

Os americanos estariam na contramão desse estilo, principalmente sob o ponto de vista de uma empresa japonesa. O profissional é visto como produtivo quando está executando um trabalho. Desta forma, o planejamento inicial do projeto é mais sintético e dinâmico, permitindo que se inicie o mais rápido possível e que se avalie os erros e problemas ao longo da execução, permitindo mudanças e adaptações pelo caminho.

 

 

Dinamismo entre planejamento e execução. Flexibilidade

É normal planejarmos mais detalhadamente um projeto enquanto outros preferimos começar já pela execução. Mas quando parecemos estar corrigindo mais do que trabalhando como o previsto, o resultado é mais estresse, mais erros e chances de ‘queimar’ ótimos projetos por falhas no planejamento.

Elaboramos um questionário para ajudar a avaliar a sua característica. Você terá acesso ao resultado assim que terminar.

 

 

 
 
 

 

 

Increva-se em nossa Newsletter