Alt Idiomas

alfabetização bilíngue

Como funciona a alfabetização no Programa Bilíngue?

Existe alfabetização no processo de aprendizado do inglês? Como isso funciona dentro do Programa Bilíngue da ALT?

Trazemos agora para você um pouco desse tema e vamos explicar como isso tudo funciona para as crianças no inglês. Conversamos com Daniela Pielli, nossa especialista no assunto.

 

Confira abaixo a entrevista: 

 

Há alguma complicação em alfabetizar uma criança em dois idiomas? 

As letras do português e inglês são as mesmas. Quando nós as juntamos, elas passam a ter sons diferenciados. Então a alfabetização do inglês e do português, diferente do que muitas pessoas acreditam, não atrapalha o processo de alfabetização das crianças.

 


Como o Programa Bilíngue da ALT Idiomas trabalha isso com os alunos?

Nós temos um cuidado com o nosso material, o livro Kids Rock, em apresentar a grafia das letras e dos sons de uma forma muito natural, através de rimas, por exemplo. 


A proposta da ALT Idiomas no Programa Bilíngue traz a oportunidade dos alunos conhecerem a grafia das palavras, e como o mundo do texto escrito se apresenta.  Eles começam lentamente a fazer essas associações.


Às vezes eles conseguem fazer associações com a língua materna, reconhecendo que alguns sons da língua inglesa são similares ao da língua portuguesa. Outras vezes, apenas associando como aquela palavra é escrita. 

 

É algo natural para eles. Não é imposto e também não há um trabalho de cópia de palavras, aquele modelo mais tradicional. É um processo muito atual, leve para crianças e tudo é feito de modo bastante lúdico e através de um contato gradual com idioma escrito. 

 

Por isso o processo é bastante natural para eles. Não existe esse ‘tabu’ da dificuldade.  Um idioma não interfere no outro. 

 

Cite uma vantagem da alfabetização bilíngue para as crianças.

Quando elas conhecem dois idiomas nessa idade, passam a ter um repertório muito maior do que numa alfabetização exclusivamente monolíngue.

A exposição ao inglês, feita de maneira responsável e apropriada, garante que o aluno seja alfabetizado nos dois idiomas naturalmente. 

 

O que você gostaria de dizer sobre a dimensão da alfabetização na infância? 

Eu entendo que a alfabetização é uma fase muito importante do processo de educação das crianças.  Ele permite que as crianças sejam apresentadas ao mundo escrito – que está em volta delas em todos os lugares!

Às vezes numa camiseta, numa placa de rua, no rótulo de um produto. Então elas são expostas a essas letras e começam a descobrir que elas, quando combinadas, representam sons. Realmente algo muito importante no processo de educação.

 

 

 

Increva-se em nossa Newsletter